quinta-feira, 28 de abril de 2011

Retífica do motor

Bem, eu nao sabia ao certo o que era retificar o motor, procurei saber um pouco, e vo dividir isso com vcs agora:

pois bem, os motores sempre estao em altas temperaturas roçando (uii) peça com peça, se desgastando, é normal que depois de algum tempo, com o desgaste das peças, fique mais dificil o perfeito funcionamento do motor, quando isso acontece alguns sintomas começam a aparecer, como perda de potencia (no caso meu), alto consumo de combustivel, alto consumo de óleo lubrificante, barulhos fortes vindo do motor, etc....

A retífica pode ser parcial, ou completa, por exemplo, retificar a parte de baixo, que significa restaurar a parte do bloco, que inclui camisas dos cilindros, virabrequim, pistões e bielas ou retificar a parte de cima, o cabeçote: válvulas, guias, sedes e a substituição do comando de válvulas ou fazer tudo, que seria a completa

Mas o que é feito?
1- Lavagem e separação
Lavagem química para retirada de óleo e limpeza das peças e separação das peças em bom estado que da pra usar ainda
2 - Bloco do Motor
Retificar e brunir (uma espécie de polimento) os cilindros. Este trabalho consiste em recuperar os cilindros, deixando eles numa medida imediatamente superior, ou, em alguns casos, passando-os novamente para a medida padrão, com as folgas para o perfeito funcionamento dos pistões e anéis. Retrabalhar o Virabrequim.

3 - Pistões


















Os pistões poderão, após exame e medição, serem reaproveitados.
Porém, o mais correto é substituír por novos.
Os anéis, que trabalham instalados nos pistões, precisam sempre ser substituídos.

4 - Bielas
São os braços que transmitem a energia gerada na câmara de combustão para o virabrequim.
As bielas precisam sem testadas em uma máquina chamada Magnaflux, para identificar se possuem trincas externas ou pontos de fadiga que poderão fazê-las quebrar ou entortar.
Também deverão ser verificados os alinhamentos, substituir as buchas e bronzinas.
No caso das bielas serem recusadas no teste de qualidade, deverão ser substituídas.

5 - Virabrequim
 Deverá ser feito um teste de magnaflux para verificar se não tem trincas no virabrequim.
Após aprovado, o virabrequim passará por uma retífica de seus colos de bielas e de mancais (as partes que são apoiadas no bloco e que receberão as bielas).
Depois, será feito um polimento nestes colos, para um perfeito assentamento das bronzinas, que são pequenas peças, com o formato de semicírculo, e que servirão de pista de rolamento entre as partes, protegidas por um filme de óleo lubrificante.

6 - Comando de Valvulas

O comando de válvulas executa a tarefa de, sincronizado com o funcionamento do motor, abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape.
É feito um teste de magnaflux para detectar possíveis trincas e verificado os seus cames (ressaltos), quanto a sua altura e angulação.
No caso da peça ser aprovada, será feita uma retífica nos colos centrais; em caso contrário, deverá ser feita a sua substituição.

7 - Cabeçote
Teste hidrostático.
Jato de micro esfera.
Plainar base.
Substituir guias das válvulas de admissão e escape.
Retificar válvulas de admissão e escape.
Esmerilhar válvulas e montar.
Retificar sedes de admissão e escape.

8 - Serviços Diversos
Retificar ponta dos balancins.
Retificar tuchos das válvulas.
Retificar volante do motor.
Recondicionar bomba de óleo
Lavagem fina para montagem
Montagem completa (motor).
Funcionamento do motor em banco de provas.
Pintura do motor e montagem no carro.




depois disso tudo, (que custou R$ 2.100) o motor do Azulão ficou 0km, muito bom mesmo, realmente ele estava com todos os sintomas....
O mais caro ja ta feito, agora são os pequenos, que juntos, é outro gigante
enfim...

Intééééé


d(-.-)b   -    Slipknot - Psychosocial

3 comentários:

  1. Muito boa sua explicação, meu motor esta pasando por este processo, mas o mecânico nw trocou os anéis ai de problema.

    ResponderExcluir
  2. Excelente explicação! Eu que não sei nada sobre o assunto fiquei 'entendida' graças a você. Viu como seu post ajudou? Valeu!

    ResponderExcluir